Novo portal de jornalismo catarinense busca tornar transparentes dados públicos

Por Giovanni Vellozo

“Uma luz para o jornalismo catarinense”. É assim que se define em seu site o portal Farol Reportagem. Criado há menos de um mês em Florianópolis, o projeto já tem oito matérias publicadas – a mais recente, sobre um laudo de colapso na estrutura de um teatro na capital  – e planeja continuar se expandindo, com a divulgação periódica de reportagens sobre três temas: dados públicos, transparência e direitos humanos em Santa Catarina.

O idealizador do Farol é Lúcio Lambranho, jornalista com passagens por jornais como o Estadão e o Notícias do Dia, e premiado por colaborações para sites como o Congresso em Foco. Ainda sem uma equipe de apoio formada, ele trabalha ao longo de cada semana na investigação e no cruzamento de dados públicos do estado, que renderam as primeiras reportagens do site. “O jornalismo, se não for investigativo, é um contrassenso”, afirma, em meio ao desafio de lidar sozinho com o veículo. “São muitas pautas sendo feitas por mim ao mesmo tempo, podem demorar uma, duas semanas, um mês, e tenho que manter uma periodicidade mínima”.

Nascido em um ano de eleições municipais, o portal aposta no levantamento de processos e ações penais de políticos, principalmente dos que tem interesse em reeleição ou ainda estão na gestão pública dos municípios. “É uma grande ajuda que podemos dar para o eleitor”, salienta o jornalista, que, no passado, já fez levantamentos gerais de processos na ALESC.

O portal é financiado pelos seus usuários em duas modalidades: uma assinatura de 10 reais ao mês ou uma doação pessoal em qualquer valor acima de 20 reais. No longo prazo, com mais dinheiro, a ideia é conseguir formar realmente uma equipe de jornalistas. “Já tenho sido procurado por muita gente, por estudantes recém-formados, por quem já está no mercado, ainda estou estudando como fazer”, revela Lambranho, antes de ser categórico: “Manter um portal como esse é um ato de resistência”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s